A futura ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima, a ser construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora após um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação, que contou com a participação de grandes gabinetes de engenharia portugueses e internacionais. Das oito propostas submetidas em anonimato, quatro foram selecionadas, sendo escolhida a que apresenta um traçado em “S”, afastando-se da ponte existente ao longo de grande parte do percurso.
O projeto contempla vãos de cerca de 60 metros e uma superestrutura de tirantes multi-suspensão, com um único plano de tirantes por vão. A travessia terá 570 metros de extensão em curva, complementados por rampas de acesso de 60 metros no lado Norte e 225 metros no lado Sul, perfazendo um comprimento total aproximado de 855 metros.
A nova ponte integra-se na política municipal de sustentabilidade ambiental e mobilidade suave, unindo-se a iniciativas como o uso de veículos elétricos na rede TUViana e na frota municipal, bem como à rede de ecovias e ciclovias do concelho.
Além de promover modos de transporte mais seguros e ecológicos, a estrutura permitirá retirar pedestres e ciclistas do tabuleiro da Ponte Eiffel, aumentando a segurança rodoviária, e contribuirá para dinamizar o fluxo turístico, especialmente os peregrinos do Caminho Português da Costa, que atravessam regularmente a região.