MENU
Fernando Alexandre reforça compromissos com professores e escolas
Publicado em 12/09/2025 06:00
Noticias
wikipedia

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, reafirmou o compromisso com a valorização de todos os profissionais das escolas, numa série de cartas enviadas a diretores, professores e funcionários não docentes para assinalar o arranque do ano letivo 2025/2026.

Tal como já tinha feito no ano passado, o governante destacou os desafios que o setor enfrenta e lembrou medidas iniciadas ainda no anterior executivo. Aos professores, garantiu que quer uma carreira mais estável e previsível, compatível com a vida familiar, apontando como exemplos a antecipação dos concursos de colocação, a vinculação extraordinária e a revisão do Estatuto da Carreira Docente.

Fernando Alexandre prometeu ainda rever a transferência de competências para as autarquias, atualizar o regime de autonomia e gestão das escolas e avançar com a criação do Estatuto do Diretor. Aos não docentes, reconheceu o papel essencial no funcionamento das escolas e assegurou maior atenção à qualificação destes profissionais.

O arranque deste ano letivo coincide com mudanças na orgânica do Ministério da Educação, que passa a ter menos estruturas. No ensino não superior, duas novas entidades – a Agência para a Gestão do Sistema Educativo e o Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação – vão substituir oito organismos que serão extintos.

Numa altura em que a falta de professores continua a marcar o início das aulas, o ministro agradeceu aos docentes que estão prestes a reformar-se, apelando a que partilhem experiência com os mais jovens.

 

“Sei que o caminho nem sempre é fácil, mas juntos conseguiremos ultrapassar os desafios e alcançar melhores resultados”, concluiu Fernando Alexandre nas cartas enviadas às escolas.

Comentários