A Polícia Judiciária deteve, na quarta-feira, em Matosinhos, distrito do Porto, uma mulher de 44 anos suspeita de ter burlado mais de 30 pessoas através do esquema conhecido como “Olá pai, Olá mãe”.
Segundo a PJ, a investigação revelou que a suspeita participava em mensagens fraudulentas em que se fazia passar por um familiar das vítimas em situações de emergência, com o objetivo de induzir as pessoas a realizar transferências bancárias.
A Polícia apurou que várias transferências efetuadas pelas vítimas tiveram como destino contas bancárias da detida, que, por sua vez, terá aberto cerca de 20 contas para receber e movimentar os valores obtidos.
Até ao momento, estão identificadas cerca de três dezenas de vítimas em burlas ocorridas entre 2022 e 2023, estando em curso diligências para determinar o total dos prejuízos.
Durante uma busca à residência da suspeita, foram apreendidos diversos equipamentos informáticos e outros elementos considerados relevantes para a investigação.
A mulher, indiciada por burla qualificada e branqueamento de capitais, deverá ser ouvida ainda hoje em tribunal, onde serão decididas as medidas de coação a aplicar.