A 18.ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto está de regresso à marginal do Rio Douro, com partida e chegada na Avenida Dom Carlos I, junto ao Jardim do Passeio Alegre. A prova principal, de 21 km, terá início às 9 horas de domingo, 14 de setembro, com a participação de 12.500 atletas de clubes nacionais e corredores de diversas nacionalidades.
Em simultâneo, decorrerá uma minimaratona de cinco quilómetros, aberta a todas as idades, que seguirá até à Esplanada do Castelo.
Os participantes representam 81 países, com maior número de atletas provenientes de França (977), Espanha (693), Reino Unido (667), Brasil (323) e Alemanha (213). No total, estarão presentes corredores dos cinco continentes.
A passagem da prova implicará algumas restrições de trânsito e estacionamento, que afetarão ruas e horários específicos previamente divulgados.
Os kits de participação podem ser levantados nos dias 12 e 13 de setembro, entre as 10 e as 23 horas, no Alameda Shopping. Na véspera da prova, sábado, 13 de setembro, realiza-se uma missa de bênção dos maratonistas, às 17 horas, na Igreja das Antas.
A Hyundai Meia Maratona do Porto é organizada pela Runporto, com o apoio da Câmara do Porto através da empresa municipal Ágora. Na edição do ano passado, a prova masculina foi vencida pelo queniano Gilbert Kibet, enquanto a queniana Cynthia Chemweno conquistou o primeiro lugar no pódio feminino.
Apesar de as inscrições estarem esgotadas, ainda é possível registar-se para lista de espera, online ou presencialmente na Loja do Corredor, na Rua de Santa Luzia, 808, no Porto.