João Almeida brilhou nesta quarta-feira na quinta etapa da Volta a Espanha, ao celebrar a vitória da UAE Emirates no contrarrelógio por equipas e subir ao terceiro lugar da classificação geral.
O ciclista português destacou o esforço coletivo: «Sabíamos que íamos lutar pela vitória, e fizemos um trabalho perfeito. Merecemos vencer», elogiando a performance da equipa, que inclui também Ivo Oliveira.
A UAE Emirates completou os 24,1 km em Figueres, na Catalunha, em 25m26s, oito segundos à frente da Visma-Lease a Bike e nove segundos sobre a Lidl-Trek. Na geral individual, Vingegaard mantém a camisola vermelha, mas agora com três ciclistas da UAE a apenas oito segundos: Juan Ayuso em 2.º, João Almeida em 3.º e Marc Soler em 4.º.
A sexta etapa, esta quinta-feira, liga Olot a Pal, em Andorra, num percurso de 170,3 km com chegada em alto, prometendo movimentações na classificação. Sobre a possibilidade de vestir a “roja”, João Almeida confessou: «Nunca a vesti e seria bom poder consegui-la pela primeira vez. Daremos tudo o que tivermos».
Para o português, a vitória desta quarta foi também um triunfo para o espírito da equipa, fruto de um plano executado na perfeição e de um esforço coletivo notável.