Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha conquistaram esta sexta-feira a medalha de ouro nos Mundiais de Canoagem, em Milão, na prova de K4 500 metros.
A equipa portuguesa, que largou na pista seis, terminou a prova em 1:18.93 minutos, superando a Hungria por cinco centésimos de segundo e a Espanha por 40. Este quarteto, que se estreou junto apenas este ano, já tinha vencido o título europeu em junho.
João Ribeiro e Messias Baptista, atuais campeões do mundo em K2 500 metros, tentarão revalidar esse título no domingo. Já Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, que fazem a sua estreia em mundiais seniores, foram campeões do mundo sub-23 em julho, também em K2 500.
Na final de C2 500 metros, Beatriz Fernandes e Inês Penetra alcançaram o nono lugar, marcando a primeira presença de canoas femininas portuguesas numa final de um mundial absoluto.
Esta é a primeira medalha de Portugal nos Mundiais de Milão, onde Fernando Pimenta ainda irá competir na final de K1 1000 metros, prova em que é o atual campeão mundial.