A Autoestrada 1 (A1), cortada na zona de Coimbra na sequência de danos causados pelo mau tempo, pode reabrir ao trânsito em breve de forma condicionada, anunciou esta quarta‑feira a concessionária Brisa.
O troço entre o nó de Coimbra Norte e Coimbra Sul, que ficou interrompido após o rebentamento de um dique do rio Mondego e o colapso de parte da plataforma da estrada, poderá voltar a funcionar nos “próximos dias”, inicialmente utilizando apenas uma das plataformas para circulação em ambos os sentidos.
A proposta de reabertura condicionada foi apresentada ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que agora têm de avaliar a segurança e dar o aval final após vistorias e testes.
De acordo com o diretor‑executivo da Brisa, os trabalhos de estabilização da laje de transição da plataforma Sul‑Norte já foram concluídos e as obras avançam para a fase de reparação do aterro e pavimentação. As intervenções visam repor a circulação normal da principal ligação rodoviária entre o Norte e o Sul do país.
A concessionária estima que a obra esteja totalmente concluída até ao final da primeira semana de março, mas a reabertura parcial poderá acontecer antes disso, assim que as autoridades competentes autorizarem.
A interrupção da A1 provocou atrasos e desvios de tráfego na região Centro, com alternativas a serem utilizadas enquanto duram as obras.
Fonte:Lusa / Foto:Arquivo