A Feira do Livro do Porto abre esta sexta-feira, nos Jardins do Palácio de Cristal, com 130 pavilhões de 113 editoras e uma programação que vai muito além da venda de livros: mais de 20 concertos, dezenas de conversas com autores, sessões de cinema, oficinas, exposições e cerca de 80 atividades para crianças e famílias, repartidas entre os Jardins e a Biblioteca Almeida Garrett.
Segundo João Gesta, coordenador da programação, a feira pretende ser “um festival literário contagiante, aberto a todos os que se dedicam ao livro e à palavra”. No palco principal atuam nomes como Manel Cruz, Márcia, Três Tristes Tigres, Lula Pena, Napa e, no encerramento, Sérgio Godinho & Os Assessores com Manuela Azevedo.
O programa inclui ainda cinema, debates temáticos, espetáculos visuais e intervenções artísticas. A abertura oficial conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Este ano, a Feira homenageia Sérgio Godinho, que receberá a Tília de Homenagem e a Medalha de Honra da Cidade do Porto. O músico participa em várias conversas e apresenta o seu mais recente livro Como Se Não Houvesse Amanhã – Histórias Suicidas, antes de subir ao palco no concerto de encerramento a 7 de setembro, que promete ser “vigoroso e emotivo”.