A justiça austríaca apresentou acusações formais de terrorismo contra um jovem de 21 anos suspeito de planear um ataque durante os concertos da cantora Taylor Swift em Viena, que estavam marcados para agosto de 2024. O arguido, detido desde essa altura, é acusado de ligação ao grupo extremista Estado Islâmico e de preparação de um atentado com recurso a explosivos.
Segundo o Ministério Público de Viena, o suspeito terá divulgado propaganda jihadista através de aplicações de mensagens e jurado lealdade ao grupo terrorista. As autoridades dizem ainda que o jovem procurou instruções online para fabricar uma bomba de estilhaços com triacetona triperóxido (TATP), um explosivo frequentemente associado a ataques do Estado Islâmico, tendo produzido uma pequena quantidade da substância.
A investigação indica também que o arguido terá tentado comprar armas ilegalmente fora da Áustria e introduzi-las no país. O suspeito permanece sob custódia e deverá ser julgado num tribunal em Wiener Neustadt. Se for condenado, poderá enfrentar uma pena pesada de prisão.
Os concertos da artista norte-americana em Viena acabaram por ser cancelados em agosto de 2024, depois de as autoridades anunciarem que tinham frustrado um plano de ataque. Informações partilhadas pelos Estados Unidos ajudaram a polícia austríaca a identificar a ameaça e a tomar medidas preventivas, evitando o que poderia ter sido um ataque com grande número de vítimas.
O caso continua a ser acompanhado de perto na Áustria, numa altura em que as autoridades europeias mantêm atenção redobrada a ameaças terroristas ligadas a grandes eventos públicos.
Fonte:Sicnoticias / Foto:Dr