Turista alemão morre no mar da Madeira em alerta de agitação marítima
Autoridade Marítima alerta para condições perigosas na costa; bombeiros e Polícia Marítima participaram no socorro
Publicado em 13/02/2026 15:05 • Atualizado 13/02/2026 15:16
Noticias
Ponta do Sol

Um turista alemão de 59 anos faleceu esta sexta-feira no mar, junto ao cais da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha da Madeira, informou a Autoridade Marítima Nacional. As causas do incidente ainda são desconhecidas.

O alerta foi recebido às 9h56, mobilizando tripulantes da Estação Salva-Vidas do Funchal, elementos do Comando Local da Polícia Marítima e bombeiros voluntários da região. À chegada, a vítima apresentava paragem cardiorrespiratória e foi transportada para a Marina da Calheta, onde foram tentadas manobras de reanimação, em colaboração com os Bombeiros Voluntários da Calheta. Infelizmente, o turista não resistiu e o corpo foi encaminhado para o Gabinete Médico-Legal e Forense da Madeira.

Um popular que tentou prestar auxílio à vítima conseguiu regressar à costa pelos próprios meios, sem necessidade de assistência médica. O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para apoiar os envolvidos na ocorrência.

A Capitania do Porto do Funchal manteve em vigor um aviso de agitação marítima para toda a orla do arquipélago até às 6h de sábado, recomendando à população e às embarcações máxima precaução, tanto em deslocações para o mar como junto à costa. O alerta baseia-se nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido ao vento forte e ondas elevadas.

Fonte:JN / Foto:DR

Comentários