Santo Tirso transforma edifício histórico em polo criativo para os jovens
Publicado em 06/02/2026 15:41
Educação
Santo Tirso

A futura Casa da Juventude, situada na Rua Dr. Joaquim Augusto Pires de Lima, está a ser alvo de uma reabilitação profunda para se tornar o novo epicentro de cultura, formação e lazer do concelho.As obras de modernização da nova Casa da Juventude de Santo Tirso já estão no terreno, prometendo devolver à cidade um edifício totalmente renovado e adaptado às exigências das novas gerações. O projeto foca-se na criação de um espaço multifuncional que alia o apoio ao estudo à produção artística e ao convívio social.

Um espaço pensado por pisos

A estrutura foi planeada de forma estratégica para maximizar a utilidade de cada andar:

Piso -1 (Criação): O destaque vai para a instalação de um estúdio de gravação profissional, destinado a impulsionar projetos musicais e sonoros de jovens talentos locais.

Rés-do-chão (Cultura e Estudo): Funcionará como a porta de entrada do edifício, albergando a receção, áreas de exposição e salas dedicadas ao estudo silencioso.

1.º Piso (Socialização): O lado mais descontraído do projeto, com uma cafetaria e esplanada, pensadas para momentos de pausa e interação.

2.º Piso (Capacitação): Focado na vertente profissional e académica, este andar contará com salas de formação e reuniões equipadas com tecnologia de ponta para projeção e apresentações.

Modernização e Tecnologia

Além da redistribuição dos espaços, a intervenção foca-se na eficiência e no conforto. O edifício está a ser dotado de infraestruturas tecnológicas modernas, garantindo que a "nova vida" deste imóvel histórico responda aos desafios digitais atuais.

Com a conclusão da obra cada vez mais próxima, a Casa da Juventude afirma-se como um investimento estratégico da autarquia para fixar os jovens no concelho, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para criar, aprender e conviver num único local.

Fonte e imagem- Página do Município de Santo Tirso

Comentários