A Câmara Municipal de Lisboa está a investir 67 milhões de euros na recuperação e requalificação de 13 monumentos nacionais, com destaque para a Torre de Belém e o Museu Nacional de Arqueologia (MNA), através da Associação Turismo de Lisboa e com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na Torre de Belém, construída entre 1514 e 1520 e Património Mundial desde 1983, decorrem obras profundas de conservação e restauro dos interiores e exteriores, incluindo a atualização das infraestruturas de energia, deteção de incêndios e segurança em todos os pisos da torre e do baluarte. Esta é a primeira intervenção integral desde há 25 anos.
No MNA, fundado em 1893, a Fase 1 da requalificação envolve alterações estruturais, como a demolição da laje do piso 2 para reforço estrutural e aumento da capacidade de carga, preparando o museu para receber mais visitantes e exposições.
Durante uma visita às obras, o presidente da Câmara, Carlos Moedas, destacou que o investimento é essencial para preservar o património e reforçar o futuro cultural e turístico do país, abrangendo 13 equipamentos históricos espalhados pelo município de Lisboa.


Fonte e Foto: Câmara Municipal de Lisboa, Associação Turismo de Lisboa, PRR.