Câmara de Braga aprova 19 milhões para plano de emergência nas estradas
Publicado em 04/02/2026 16:58 • Atualizado 04/02/2026 16:58
Noticias
FESTIVAL

A Câmara Municipal de Braga reforçou as intervenções na rede rodoviária do concelho devido ao agravamento do estado de conservação de diversas ruas, intensificado pelas condições meteorológicas anormais registadas nas últimas semanas.

A chuva intensa, a instabilidade prolongada e a elevada humidade têm dificultado reparações definitivas, uma vez que materiais e técnicas de pavimentação exigem períodos de tempo estável para garantir qualidade e durabilidade. Por isso, o município tem privilegiado intervenções preventivas, temporárias e corretivas, com o objetivo de reduzir riscos imediatos, mitigar danos e assegurar condições mínimas de segurança e circulação até que seja possível realizar obras estruturais.

As equipas operacionais atuam sempre que as condições meteorológicas permitem, recorrendo, quando necessário, a trabalho suplementar para responder às situações mais críticas. Até ao momento, foram realizadas intervenções temporárias em ruas como Rua do Caires, Variante Sul, Avenida 31 de Janeiro, Rua D. Pedro V, Rua de S. Victor, Rua do Espadanido e Rua Jaime Sotto Mayor, estando previstas novas ações nos próximos dias.

O município mantém ainda contacto permanente com a IP – Infraestruturas de Portugal para intervenções em vias sob a responsabilidade do Estado.

Para soluções estruturais e duradouras, a Câmara Municipal de Braga aprovou uma verba superior a 19 milhões de euros no âmbito das Grandes Opções do Plano e Orçamento 2026, destinada a intervenções rodoviárias estruturais. Paralelamente, está em preparação um plano de requalificação de grande escala, coordenando intervenções preventivas e estruturais, com foco na prioridade, segurança e mobilidade em todo o concelho.

Fonte e Foto: Câmara Municipal de Braga

Comentários