Todos os distritos de Portugal continental estão esta quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, associada à passagem da depressão Leonardo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, este sistema meteorológico irá condicionar o estado do tempo até sábado, com períodos de precipitação persistente, que poderá evoluir para aguaceiros localmente intensos, por vezes acompanhados de granizo e trovoada. Estão ainda previstos vento forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro e forte agitação marítima.
A chuva deverá iniciar-se na região sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões do continente ao longo do dia. O período mais crítico, com maiores acumulados de precipitação e vento mais intenso, é esperado durante a próxima noite.
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Lisboa mantêm aviso amarelo de chuva até às 09h00 de quinta-feira. Viseu, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo e Braga estão abrangidos pelo mesmo aviso até às 21h00 desta quarta-feira e novamente entre as 03h00 e as 09h00 de quinta. Bragança, Porto, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre entram em aviso amarelo no mesmo período da madrugada.
O IPMA emitiu igualmente avisos devido ao vento, prevendo rajadas que podem atingir os 90 km/h, chegando aos 100 km/h nas zonas montanhosas. Quanto ao estado do mar, vários distritos do litoral estarão sob aviso laranja entre quinta-feira e sábado, com ondas de 5 a 6 metros de altura significativa, podendo a altura máxima atingir os 12 a 13 metros.
A situação levou ao encerramento de várias barras marítimas e ao condicionamento de outras, por razões de segurança.
Está também prevista queda de neve acima dos 800 metros, levando à emissão de aviso laranja em distritos do Norte e Centro na sexta-feira, enquanto outros permanecem sob aviso amarelo.
O IPMA sublinha que o aviso amarelo corresponde a situações de risco para determinadas atividades e o aviso laranja a risco meteorológico moderado a elevado, recomendando o acompanhamento das previsões e a adoção de medidas de precaução.