Porto e Norte lideram preferência turística dos portugueses
Publicado em 03/02/2026 18:08 • Atualizado 03/02/2026 18:08
Turismo
FESTIVAL

A região do Porto e Norte de Portugal continua a ser o destino favorito dos portugueses, registando um crescimento acima da média nacional em diversos indicadores turísticos, segundo os dados preliminares de 2025 divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No ano passado, o Norte registou 5,4 milhões de dormidas de residentes, um aumento de 4,5% face a 2024, e liderou também no número de hóspedes residentes, com 3,3 milhões (+4%), consolidando a sua posição como a região preferida dos portugueses para viajar e pernoitar.

A procura internacional manteve-se igualmente em expansão, com crescimento de 3,4% nos hóspedes não residentes e de 4,5% nas dormidas de não residentes. Mercados como os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Irlanda, Países Baixos e Alemanha contribuíram significativamente para este desempenho, com aumentos de até 13,6% em relação a 2024.

O impacto económico do turismo na região é evidente, com um crescimento de 8,8% nos proveitos totais e 8,1% nos proveitos de aposento, refletindo a sustentabilidade do crescimento e a eficácia da estratégia pós-pandemia.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi decisivo para o desempenho turístico, ultrapassando 17 milhões de movimentos de passageiros em 2025, reforçando a acessibilidade e a capacidade da região em atrair turistas internacionais. Para 2026, estão previstas novas rotas estratégicas, incluindo voos diretos para Nova Iorque e Boston, operados por Delta Airlines e TAP, aumentando ainda mais a conectividade do Porto e Norte de Portugal.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, destaca que estes resultados confirmam o sucesso da estratégia regional, tanto na consolidação do turismo interno como na diversificação e atração de mercados internacionais.

Fonte:Câmara Municipal do Porto / Foto: Andreia Merca

Comentários