O Município de Esposende está a avançar com um investimento global de aproximadamente 5 milhões de euros em obras de ampliação e modernização das redes de saneamento e abastecimento de água, com impacto em várias freguesias do concelho.
O Presidente da Câmara, Carlos Silva, acompanhado pelos vereadores Aurélio Neiva, Paula Cepa e Fátima Escrivães, pelo Presidente da Esposende Ambiente, Manuel Losa, técnicos municipais, empreiteiros e presidentes de junta, visitou recentemente os locais das intervenções para acompanhar o estado de execução das obras.
Em Fão, no centro histórico, decorrem trabalhos de reabilitação das redes de abastecimento e saneamento na Rua Prior António Nogueira, infraestruturas com cerca de 40 anos. A intervenção, com 220 metros de extensão e investimento de 370 mil euros, inclui ainda a drenagem de águas pluviais e a reformulação das infraestruturas elétricas, preparando o pavimento para futura beneficiação.
Em Gandra, a ampliação da rede de saneamento básico nas ruas e Beco da Agra, do Souto e Nossa Senhora de Fátima está em curso, com investimento de 320 mil euros e conclusão prevista para julho de 2026.
A ligação entre Antas e Forjães está a ser requalificada na Estrada Municipal 546, numa extensão de 1.400 metros, incluindo alargamento da faixa de rodagem, construção de passeios, renovação de pavimentos, redes de água e saneamento, e drenagem de águas pluviais, num investimento de cerca de 1,3 milhões de euros.
Em Marinhas, iniciou-se a requalificação da Rua da Azenha Choca, numa obra superior a 480 mil euros e prazo de execução de 12 meses, destinada a melhorar mobilidade, segurança e conforto, modernizando infraestruturas essenciais. O projeto inclui renovação da rede de água, saneamento, pavimento em cubo de granito, passeios para peões, baías de estacionamento, muros e portões, sinalização vertical e horizontal.
Por fim, em Palmeira de Faro, decorre a instalação da rede de saneamento na Rua 13 de Maio e arruamentos adjacentes (investimento superior a 900 mil euros), enquanto a abertura de um novo arruamento entre a Rua de Cerqueiras e a Rua 13 de Maio e a requalificação da Travessa das Lages ultrapassam os 250 mil euros.
As obras são candidatas ao programa NORTE 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa, que apoia investimentos no ciclo urbano da água, contribuindo para o Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais (PENSAARP 2030).
O Município de Esposende e a Esposende Ambiente reforçam, assim, o compromisso com um desenvolvimento centrado nas pessoas, investindo em infraestruturas que melhoram a qualidade de vida, promovem mobilidade segura e sustentável, e valorizam o território em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Fonte da notícia: Município de Esposende
Fonte da imagem: Município de Esposende