Um esquema criminoso montado a partir de uma plataforma digital de serviços domésticos permitiu a um casal cometer dezenas de furtos e roubos em habitações espalhadas por todo o país. O principal suspeito foi detido esta quarta-feira pela Polícia de Segurança Pública.
Segundo a investigação, o mentor do esquema recrutava trabalhadores através de anúncios de emprego publicados no OLX. Aos candidatos, muitos deles estrangeiros, solicitava documentos pessoais, comprovativos de morada, dados bancários e registos criminais. Com essa informação, procedia à inscrição dessas pessoas na plataforma Oscar, dedicada à contratação de serviços de limpeza, canalização e reparações domésticas.
No entanto, os trabalhadores inscritos nunca chegavam a prestar qualquer serviço. Eram o próprio suspeito, a companheira e outros cúmplices quem se deslocava às residências dos clientes, fazendo-se passar por profissionais credenciados. Uma vez dentro das casas, aproveitavam-se da confiança dos moradores para furtar dinheiro, objetos de valor e eletrodomésticos.
Em alguns casos, o esquema escalou para a violência, com relatos de agressões a moradores que tentaram impedir os roubos. A atividade criminosa decorria desde 2024 e terá feito dezenas de vítimas em várias regiões do país.
A PSP deteve o principal responsável e continua a investigação para identificar todos os envolvidos e apurar a dimensão total dos prejuízos causados pelo esquema.
FONTE: JORNAL DE NOTICIAS / FOTO: istockphoto