MENU
Governo abre novo concurso para veículos elétricos com 20 milhões em apoios
Incentivos incluem abate de carros a combustão com mais de 10 anos e apoios a bicicletas e carregadores elétricos
Publicado em 13/01/2026 18:43
Economia
FESTIVAL

O Governo vai lançar até março um novo concurso de apoio à compra de veículos elétricos, mantendo as regras do programa anterior, incluindo o incentivo ao abate de automóveis a combustão com mais de uma década de uso. O anúncio foi feito pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que confirmou que o fundo terá uma dotação de 20 milhões de euros.

O programa anterior, que destinava 8,8 milhões de euros para pessoas singulares, esgotou-se em poucas horas quando abriu candidaturas em dezembro de 2025, distribuindo 2.200 incentivos.

No novo concurso, os apoios variam entre quatro mil e cinco mil euros para veículos ligeiros elétricos de passageiros, dependendo do tipo de beneficiário, com limites de preço de 38,5 mil euros ou 55 mil euros para veículos com mais de cinco lugares.

Além dos automóveis, o programa também abrange bicicletas — de carga, elétricas ou convencionais —, que podem receber entre 500 e 1.500 euros, e motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos elétricos, com apoio máximo de 1.500 euros. Carregadores de baterias para veículos elétricos também são elegíveis para incentivo.

 

Segundo o ministério do Ambiente e Energia, a medida faz parte do pacote Mobilidade Verde e tem como objetivo descarbonizar o setor dos transportes, responsável pela maior parte das emissões de carbono em Portugal, melhorar a qualidade do ar e promover modos de transporte mais sustentáveis.

Fontecnnportugalfotoarquivo

Comentários