MENU
EUA recebem Dinamarca e Gronelândia na Casa Branca
Reunião liderada por J.D. Vance visa reforçar segurança da ilha face a Rússia e China após declarações polémicas de Trump
Publicado em 13/01/2026 15:21 • Atualizado 13/01/2026 15:25
International
FESTIVAL

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, vai receber esta quarta-feira, na Casa Branca, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca e da Gronelândia, numa altura em que cresce a preocupação internacional com a segurança da ilha face aos interesses militares de Rússia e China.

A reunião contará também com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e surge depois de recentes declarações polémicas de Donald Trump, que declarou no domingo que os EUA poderiam tomar posse da Gronelândia “de uma forma ou de outra”.

O encontro terá como objetivo discutir questões estratégicas do Ártico e reforçar a cooperação transatlântica, permitindo aos líderes escandinavos e norte-americanos dialogar diretamente sobre segurança e defesa, afirmou Lars Løkke Rasmussen, ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca. A ministra gronelandesa, Vivian Motzfeldt, também participará na reunião com o secretário-geral da NATO, marcada para segunda-feira.

A tensão entre Washington e Copenhaga remonta a uma visita anterior de Vance à Gronelândia, quando criticou o envolvimento dinamarquês na defesa do território e apelidou o país de “mau aliado”, provocando forte reação do Governo dinamarquês, que investiu recentemente 1,3 mil milhões de euros no reforço da presença militar no Ártico.

Para os representantes dinamarqueses e gronelandeses, a reunião é uma oportunidade de confrontar estas questões diretamente, reforçar a confiança e garantir que a segurança da ilha seja priorizada diante dos interesses internacionais em crescimento.

FontesicnoticiasAlexWong/GettyImages

Comentários