Duas pessoas morreram na manhã desta terça-feira na sequência de uma colisão entre dois autocarros de matrícula portuguesa, um da FlixBus e outro da Ovnitur, na autoestrada A63, entre Bordeaux e a fronteira espanhola, na região francesa de Landes.
O acidente ocorreu cerca das 7h10 locais (6h10 em Portugal continental), nas proximidades de Saint-Geours-de-Maremne, numa zona afetada por fortes condições de gelo. De acordo com a imprensa francesa, o embate provocou ainda danos em dezenas de viaturas, entre carros e camiões.
As vítimas mortais são passageiros dos autocarros envolvidos. A FlixBus confirmou a morte de um passageiro que seguia num autocarro com 45 pessoas a bordo, em viagem entre Paris e Madrid. A empresa adiantou que vários passageiros ficaram feridos, desconhecendo-se ainda a gravidade de todos os casos. As autoridades francesas prestaram assistência no local e encaminharam os passageiros para zonas seguras.
Já a Ovnitur informou que os dois motoristas do seu autocarro, que fazia o trajeto Paris–Saragoça, sofreram ferimentos graves e foram transportados para um hospital francês. Também entre os passageiros houve vários feridos, estando ainda a ser apurada a gravidade das lesões e a nacionalidade das vítimas.
Segundo informações disponíveis, duas pessoas foram transferidas para o hospital em estado crítico, uma para Bayonne, com uma fratura na anca, e outra para Dax, com uma lesão grave no tornozelo. Outras duas vítimas encontram-se em estado grave, mas estável.
A FlixBus explicou que o seu autocarro terá travado para evitar trânsito parado na via, sendo depois atingido na traseira por outro autocarro, o que acabou por provocar uma colisão com um camião. As causas exatas do acidente estão ainda a ser investigadas, mas as condições meteorológicas adversas são apontadas como um fator determinante.
O presidente da câmara de Saint-Geours-de-Maremne, Mathieu Diriberry, abriu instalações municipais para criar um centro de acolhimento destinado às vítimas e passageiros envolvidos no acidente. A autoestrada A63 permanece totalmente encerrada ao trânsito.
No mesmo dia, registou-se ainda uma terceira morte na região de Landes, num acidente provocado pelo gelo na estrada RD824, perto de Saint-Paul-lès-Dax. A vítima será o motorista de um camião de matérias perigosas que, ao sair da viatura, foi atropelado por um automóvel que não conseguiu travar.
Os nevões intensos e pouco habituais têm causado fortes perturbações na rede rodoviária e ferroviária francesa. A Météo-France colocou 26 departamentos do oeste de França sob alerta laranja para neve e gelo, levando as autoridades locais a apelarem à máxima prudência e a pedirem à população que evite deslocações não essenciais.
FonteJNImagem - imagemmarmande aujourd`hui / facebook /contacto.lu