O balanço da Operação Festas em Segurança 2025-2026, divulgado pela PSP, aponta para 10 mortos e 36 feridos graves nas estradas portuguesas durante os 18 dias de intensa atividade operacional, número que representa um aumento face ao último relatório, quando se contabilizavam seis vítimas mortais.
O porta-voz da PSP, Intendente Sérgio Soares, indicou ainda que foram detidas 1.141 pessoas, mais de 700 delas por crimes rodoviários, e registadas 6.150 contraordenações, a maioria por excesso de velocidade e condução sob influência do álcool. No total, 531 condutores foram intercetados por conduzir alcoolizados.
Em termos de sinistralidade, a PSP contabilizou 2.499 acidentes, com 753 feridos, dos quais 36 em estado grave. Comparativamente ao ano anterior, registou-se um aumento de acidentes, feridos graves e vítimas mortais, destacou Sérgio Soares, alertando para o “número extremamente elevado” de infrações e a necessidade de maior prudência nas estradas.
O balanço divulgado refere apenas os dados da PSP; no último relatório conjunto com a GNR, contabilizavam-se 23 mortos, pelo que o número total de vítimas mortais nas estradas portuguesas neste período poderá ainda subir para 27, à espera da atualização completa da GNR.
Fontesicnoticiasimagempsp