MENU
Dragão eterniza legado de Pinto da Costa com abertura de espaço memorial
Publicado em 30/12/2025 04:00
Desporto
FESTIVAL

Inaugurado no dia em que o antigo líder portista faria 88 anos, o novo ponto de visita do Museu do FC Porto reúne mais de 10 mil tributos deixados por adeptos.O Futebol Clube do Porto transformou a onda de pesar que se seguiu à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa num espaço de memória permanente. Este domingo, as portas do Estádio do Dragão abriram-se para revelar um memorial que organiza e expõe os milhares de objetos e mensagens que os simpatizantes depositaram junto ao recinto nos últimos meses.

A data da inauguração carregou um forte simbolismo, coincidindo com o 88.º aniversário do ex-presidente. O espaço não é apenas uma coleção de recordações, mas um reflexo da gratidão da "nação portista". Entre camisolas, cachecóis e cartas manuscritas, foram contabilizadas mais de 10 mil peças que agora integram o património oficial do clube.

Uma herança entre gerações

Durante este primeiro dia de visitas, foi notória a presença de várias famílias. Se para os mais velhos o memorial serve para recordar décadas de conquistas, para os mais jovens — que não viveram os anos dourados do início da presidência — o espaço funciona como uma aula de história sobre a identidade do clube.

Informações úteis para os visitantes:

Horário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00.

O memorial faz agora parte do roteiro integrado do Museu e da visita ao Estádio.

Os visitantes que passaram pelo local no dia da abertura foram presenteados com uma edição literária comemorativa.

Esta nova valência do Estádio do Dragão promete tornar-se um local de romagem obrigatória, garantindo que as histórias individuais de cada adepto se fundem com a narrativa oficial daquele que foi o dirigente mais titulado do mundo.

Fonte e imagem - Site oficial F.C.P

Comentários