Portugal, Espanha e a Comissão Europeia chegam a acordo para concretizar a ligação ferroviária de alta performance que vai unir Lisboa e Madrid, com o objetivo de reduzir drasticamente o tempo de viagem.O Ministério das Infraestruturas português anunciou esta quinta-feira um conjunto de ações concertadas que visam tornar a viagem de comboio entre as duas capitais ibéricas uma realidade.
A primeira grande meta é ambiciosa: em 2030, a viagem deverá demorar cerca de cinco horas. A estratégia não fica por aqui. Os governos e Bruxelas comprometeram-se a avançar para uma ligação de alta velocidade pura, que encurtará o trajeto para cerca de três horas, com previsão de entrada em operação até 2034.
Principais Prazos e Obras Chave:
2026: Início da operação comercial do novo troço de alta performance entre Évora e Caia (cuja obra termina ainda este ano).
2028: Entrada em operação do troço Plasencia-Talayuela (Espanha).
2030: Conclusão da duplicação da via entre Poceirão e Bombel (essencial para a linha de Sines/Sul) e operação da ligação a Madrid em 5 horas.
2027: Conclusão dos estudos para a crucial nova linha Lisboa-Évora, que inclui a Terceira Travessia do Tejo (TTT).
Este acordo ibérico-europeu é visto como um passo fundamental para a coesão territorial, para a sustentabilidade dos transportes e para o reforço da posição da Península Ibérica na rede de transportes europeia.