MENU
Maria Lúcia Amaral: Aumento da Criminalidade Violenta é Real, Mas o "Alarme Social" é Amplificado pelos Media
Publicado em 21/10/2025 05:30
Noticias

A Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, reconheceu esta segunda-feira a existência de uma subida nos índices de criminalidade violenta no país, mas alertou para o perigo de um alarmismo exagerado. A governante criticou o papel da comunicação social, sugerindo que a cobertura noticiosa está a criar um sentimento de insegurança na população que é desproporcional à realidade dos factos.Numa reação a uma série de cinco incidentes com recurso a arma de fogo na área de Lisboa na última semana, Maria Lúcia Amaral foi categórica: “Há, de facto, algum aumento da criminalidade violenta, mas [o aumento] não é tanto quanto se ecoa a comunicação social.”

A Ministra sublinhou que a forma como a informação é veiculada tem um impacto direto na perceção pública. "Isto gera nas pessoas um sentimento de insegurança quanto à realidade que, nem sempre, coincide com o que efetivamente acontece”, afirmou.

A sua intervenção ocorre após a polícia ter registado vários casos graves, como indivíduos baleados no joelho e no abdómen que deram entrada no Hospital Amadora-Sintra, e um tiroteio na Cova da Moura, na Amadora, ilustrando a recente onda de violência que tem sido amplamente noticiada. A Ministra defende, contudo, que a situação deve ser analisada no contexto nacional, evitando-se conclusões precipitadas e um sentimento de pânico social.

Comentários