O Governo português deu início a uma vasta campanha de sensibilização focada na gestão e tratamento de resíduos, com o ambicioso objetivo de alcançar uma audiência de cerca de 7,4 milhões de pessoas em todo o território nacional.A iniciativa, lançada na sexta-feira, dia 17 de outubro, não se limita a apelar a mudanças de comportamento, mas pretende, sobretudo, explicar o "como fazer" para que os cidadãos de todas as idades, classes sociais e contextos passem a gerir o seu lixo de forma mais correta e eficiente.
Com um investimento de aproximadamente 5,3 milhões de euros (valor adjudicado após concurso público), a estratégia de comunicação será multicanal. A campanha irá para além dos meios tradicionais, como a televisão, rádio e imprensa, integrando também as redes sociais e, de forma relevante, as escolas, reconhecendo o papel crucial da educação ambiental nas gerações mais novas.
O foco da ação está em mobilizar toda a sociedade para uma participação ativa na redução e correta separação dos resíduos, transformando o que é considerado lixo em oportunidades, e contribuindo assim para os objetivos de economia circular e sustentabilidade ambiental do país.