MENU
PSP Lança Campanha Nacional Contra o Bullying e Cyberbullying nas Escolas
Publicado em 14/10/2025 05:15
Noticias

A Polícia de Segurança Pública (PSP) arrancou esta segunda-feira com uma iniciativa de âmbito nacional focada no combate ao bullying e cyberbullying que afetam a comunidade escolar. A operação, batizada de "Bullying" é Para Fracos", estender-se-á por duas semanas e visa envolver estudantes dos ensinos básico e secundário, professores e encarregados de educação.O objetivo principal da PSP é sensibilizar a população para os graves efeitos que estas formas de assédio têm sobre as vítimas. Através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), serão dinamizadas ações pedagógicas intensificadas, procurando munir a comunidade escolar de ferramentas para identificar precocemente sinais de vitimação e, dessa forma, proteger os jovens e encaminhá-los para as autoridades competentes.

Segundo dados divulgados, no ano letivo 2024/2025, a PSP já havia realizado 6.336 sessões informativas sobre o tema, alcançando mais de 131.200 alunos. Nesse mesmo período, as EPES registaram 2.791 ocorrências criminais, sendo 151 delas (5,4% do total) relativas a situações de bullying (130 casos) e cyberbullying (21 casos). A PSP nota que este número representa uma ligeira descida face ao ano letivo anterior.

A PSP reitera a importância da denúncia e fornece recomendações aos pais para detetarem sinais de alerta nos seus filhos. Mudanças no comportamento alimentar, no sono ou no rendimento escolar, desinteresse por passatempos habituais, o aparecimento de marcas físicas inexplicáveis (hematomas, cortes) e manifestações de ansiedade, depressão ou isolamento devem merecer atenção redobrada. A PSP sublinha que incluir, apoiar e não censurar as vítimas são passos cruciais para a recuperação da sua autoestima.

A campanha pretende, também, assinalar o Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado a 20 de outubro, reforçando a mensagem de que a luta contra o assédio escolar é uma responsabilidade diária e coletiva que envolve toda a sociedade.

Comentários