Treze pessoas — doze homens e uma mulher, com idades entre os 18 e os 59 anos — foram detidas esta terça-feira numa megaoperação da GNR em Sobrado, Valongo, e em Baguim do Monte, Gondomar, após o espancamento brutal de um casal.
O ataque aconteceu na tarde de 3 de setembro, junto a um supermercado em Sobrado, depois de uma discussão entre três mulheres por causa da fila de pagamento. O casal, que tentou separar as agressoras, acabou por ser violentamente atacado por mais de 15 indivíduos, segundo relatou o homem, de 39 anos, que ficou em estado grave e teve de ser internado durante dois dias. A sua companheira, de 31 anos, sofreu ferimentos menos graves. Tudo aconteceu na presença da filha do casal, de apenas dois anos, que se encontrava no carro.
Nas imagens gravadas no local, é possível ver os agressores a utilizarem murros, pontapés, ferros, paus e até facas. “Tentaram-me esfaquear. Agora estou à espera para saber se vou ter de ir a cirurgia por causa do nariz e da órbita do olho direito”, relatou a vítima ao Correio da Manhã.
A operação policial envolveu várias valências da GNR e também a PSP. Foram realizadas oito buscas domiciliárias, das quais resultou a apreensão de três armas de fogo, 12 facas, 64 munições, 11 telemóveis e uma nota falsa.
Os detidos, quase todos familiares entre si e com antecedentes criminais por crimes semelhantes, foram presentes esta terça-feira à tarde a um juiz de instrução criminal no Porto, indiciados por ofensas à integridade física grave qualificada