A passagem da tempestade Gabrielle pelos Açores, entre a noite de quinta-feira e a manhã desta sexta-feira, deixou um rasto de destruição em várias ilhas do arquipélago. A Proteção Civil contabilizou já mais de uma centena de ocorrências, sobretudo quedas de árvores, destelhamentos e danos em infraestruturas, mas sem registo de feridos.
Na ilha do Faial, três pessoas ficaram desalojadas depois de uma árvore ter caído sobre a habitação onde viviam, na cidade da Horta. As vítimas foram prontamente assistidas e encaminhadas para soluções de realojamento temporário. Só nesta ilha, as autoridades registaram mais de duas dezenas de situações relacionadas com ventos fortes.
As rajadas atingiram valores muito elevados: no Faial, chegaram aos 154 km/h, enquanto em altitude, noutras zonas, foram registados ventos superiores a 180 km/h. O mau tempo afetou ainda a aerogare da Graciosa, podendo condicionar voos interilhas.
Apesar dos estragos materiais e das dificuldades sentidas em várias localidades, a Proteção Civil garante que as equipas continuam no terreno para repor a normalidade e apoiar as populações afetadas.