Seis pessoas encontram-se hospitalizadas no Hospital de São João, no Porto, após serem infetadas pela bactéria Legionella pneumophila, confirmou esta quarta-feira uma fonte do hospital. Entre os pacientes, um encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos devido à gravidade do quadro clínico.
Os primeiros três casos confirmados deram entrada no fim de semana, incluindo o paciente que teve de ser transferido para cuidados intensivos. Na terça-feira à tarde, mais três pessoas chegaram ao serviço de urgência com suspeita de infeção, que acabou por ser confirmada.
Todos os infetados são adultos. A origem da contaminação e a proveniência dos doentes não foram divulgadas, mas as autoridades de saúde foram notificadas através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), de forma a investigar se existe ligação entre os casos ou se se tratam de incidentes isolados.
A bactéria Legionella provoca a doença do legionário, geralmente afetando os pulmões e provocando sintomas semelhantes aos da gripe. A infeção ocorre por inalação de gotículas de água contaminada, que transportam a bactéria até aos alvéolos pulmonares, podendo resultar em pneumonia grave.