MENU
Assembleia Municipal do Porto critica avanço da segunda fase do metrobus sem consulta pública
Publicado em 25/09/2025 06:30
Noticias
Foto - Metro do Porto

A Assembleia Municipal do Porto expressou esta segunda-feira à noite a sua “profunda indignação” pelo avanço da segunda fase do metrobus, criticando a administração da Metro por não ter atendido aos pedidos das forças políticas nem promovido uma consulta pública.

Em 12 de agosto, a Metro enviou à Câmara Municipal uma versão preliminar da alteração do projeto no troço do Parque da Cidade, solicitando a aprovação da Assembleia. Contudo, não respondeu às solicitações do Grupo de Trabalho para Acompanhamento de Investimentos de Transporte Público, que incluíam a realização de um período de consulta pública.

O grupo recomendou que a participação pública decorresse até ao final de setembro, permitindo que as propostas fossem analisadas e incorporadas no projeto final até ao final de outubro, antes da tomada de posse dos novos órgãos autárquicos. Segundo a Assembleia, a Metro ignorou estas recomendações, avançando de forma precipitada com as obras.

A deliberação será enviada ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, que a Assembleia considera responsável por orientar o conselho de administração da Metro a respeitar as recomendações das forças eleitas.

Comentários