MENU
Governo concede aumento histórico a bombeiros após críticas à ausência de apoios
Publicado em 28/08/2025 15:34
Noticias

Um dia depois de o Governo ter sido criticado por não incluir apoios aos bombeiros nas 45 medidas anunciadas contra os incêndios, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou esta quinta-feira uma majoração de 25% no vencimento diário dos operacionais do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) de 2025 que estiveram na linha da frente.

Na prática, cada bombeiro passa a receber 93,75 euros por dia em vez dos 75 euros habituais. Para quem combateu os fogos durante 10 dias, o aumento totaliza 187,50 euros, subindo de 750 para 937,50 euros. A majoração será aplicada para os dias entre 26 de julho e 27 de agosto, prolongando-se ainda por mais 15 dias.

Durante uma visita aos Bombeiros Voluntários de Serpins, no concelho da Lousã, a ministra destacou o compromisso do Governo em definir um estatuto profissional para os operacionais com contrato de trabalho permanente nas associações humanitárias, descrevendo o processo como “rigoroso e justo”.

Maria Lúcia Amaral sublinhou também a necessidade de reconstrução após os incêndios que devastaram mais de 250 mil hectares de floresta em julho e agosto. A governante reconheceu que nem tudo correu bem na resposta à catástrofe, mas garantiu que é tempo de avaliar e aprender com a experiência, rejeitando a ideia de que o sistema de proteção civil entrou em colapso.

O anúncio surge na sequência de críticas dirigidas ao primeiro-ministro, que não incluiu os bombeiros nas medidas imediatas de apoio às vítimas e à recuperação do país.

Comentários