MENU
“Mais de 43 mil alunos entram no superior: U.Porto quase sem vagas e com notas recorde”
Publicado em 25/08/2025 16:28
Noticias

Mais de 43 mil alunos colocados no ensino superior iniciam matrículas

Os mais de 43 mil estudantes que conseguiram colocação numa instituição pública de ensino superior têm, entre hoje, 25 de agosto, e quinta-feira, dia 28, para realizar a matrícula.

Os candidatos da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso receberam já um email com a informação sobre a faculdade e o curso onde ficaram colocados, podendo concluir o processo de inscrição de forma online.

Os alunos que agora entram no primeiro ano poderão ainda candidatar-se novamente à 2.ª fase, cujo período de inscrições decorre também a partir de hoje e termina a 3 de setembro. Os resultados desta fase serão divulgados a 14 do mesmo mês.

Universidade do Porto quase sem vagas

Apesar da quebra geral de candidatos no país (-12,1% face ao ano passado), a Universidade do Porto destacou-se, preenchendo 96,7% das vagas (4921 de um total de 5041), ficando por ocupar apenas 120 lugares distribuídos por nove licenciaturas. Foi a segunda taxa de preenchimento mais elevada a nível nacional.

A U.Porto registou ainda algumas das notas de entrada mais altas do concurso. Engenharia Aeroespacial liderou o ranking nacional, com 194,3 valores, e colocou três cursos no “top 5”: Engenharia Aeroespacial, Engenharia e Gestão Industrial, e Medicina.

Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, dos 59 cursos de licenciatura e mestrados integrados da instituição, 37 (67%) apresentaram as melhores notas de entrada do país nas respetivas áreas. No total, 7.665 candidatos escolheram a U.Porto como primeira opção.

Politécnico do Porto em 4.º lugar nacional

O Politécnico do Porto também registou uma elevada taxa de ocupação, com 92% das vagas preenchidas. No total, 2834 estudantes ficaram colocados, tornando o P.Porto a quarta instituição de ensino superior com mais novos alunos em todo o país.

Comentários