MENU
Arquitetura Ganha Papel Central na Construção de Cidades Mais Sustentáveis
Protocolo entre a Casa da Arquitetura e o Fundo Ambiental reforça a aposta na transição energética e na qualidade do espaço urbano
Por Redação
Publicado em 25/06/2026 18:23
Local
Foto:Câmara Municipal de Matosinhos

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade do ambiente construído através da assinatura de um novo protocolo de colaboração com o Fundo Ambiental, organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia.

A cerimónia pública decorreu esta semana na sede da instituição e assinalou o reforço de uma parceria estratégica centrada nos desafios da transição energética, da sustentabilidade e da melhoria dos espaços urbanos.

O momento contou com intervenções de várias personalidades ligadas à arquitetura e ao poder local. A sessão foi aberta por Pedro Violas, presidente da Casa da Arquitetura, seguindo-se a assinatura formal do protocolo entre as duas entidades.

Ao longo da cerimónia, o diretor-executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio, e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, sublinharam a importância da cooperação institucional na resposta aos desafios ambientais atuais e futuros.

O encerramento ficou a cargo da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Também marcaram presença a presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, a vereadora do Ambiente, Manuela Álvares, e o vereador da Cultura, Fernando Rocha.

Com este protocolo, a Casa da Arquitetura reforça a sua missão de promover a arquitetura como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, eficientes e preparadas para os desafios da transição energética.

Comentários