MENU
Irão diz que negociações técnicas com EUA foram finalizadas
Conversações na Suíça resultam na criação de quatro comissões de trabalho, na libertação de fundos congelados e na autorização temporária para Teerão vender petróleo.
Por Redação
Publicado em 23/06/2026 08:04
International
@Lusa

Teerão, 23 jun 2026 (Lusa) — O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão anunciou hoje o encerramento da fase de negociações técnicas mantidas na Suíça com a comitiva dos Estados Unidos, um processo que culminou na instituição de quatro comissões de trabalho especializadas.

De acordo com o vice-ministro Kazem Gharibabadi, as fases seguintes deste diálogo diplomático passarão a decorrer sob a alçada de uma comissão de coordenação superior. Este órgão contará com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e do presidente do Parlamento iranianos, do primeiro vice-presidente norte-americano, além dos chefes de Governo do Qatar e do Paquistão. O governante, contudo, optou por não adiantar um calendário para estes próximos encontros.

As equipas técnicas definiram que os quatro novos grupos de trabalho vão focar-se no levantamento das sanções internacionais, no dossier do programa nuclear, no plano de reconstrução e desenvolvimento da economia, e nos mecanismos de fiscalização e aplicação prática dos consensos.

Desbloqueio financeiro e o mercado petrolífero Gharibabadi, que assumiu a liderança da delegação técnica de Teerão, revelou ainda que foi fechado um acordo para desbloquear de imediato 12 mil milhões de dólares (cerca de 10,5 mil milhões de euros) em ativos iranianos que se encontravam retidos no estrangeiro. Adicionalmente, Washington emitiu uma autorização especial para que o Irão possa retomar as suas exportações de crude.

Esta licença extraordinária do Departamento do Tesouro dos EUA estende-se por um período de 60 dias (válida até 21 de agosto) e abrange as atividades de extração, comercialização, transporte e importação de petróleo bruto, bem como de produtos refinados e petroquímicos de origem iraniana.

Em contrapartida, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, explicou que o Irão deu garantias formais de que irá assegurar a livre circulação e navegação comercial pelo estratégico estreito de Ormuz. Teerão aceitou igualmente permitir o regresso dos peritos e inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) às suas instalações.

Avanços diplomáticos após o embargo Também o vice-presidente dos EUA, JD Vance, a partir do território suíço, corroborou a existência de "excelentes avanços" nas conversações iniciadas no último domingo, validando a reabertura da rota marítima de Ormuz e o reatamento das missões da AIEA.

Este desanuviamento surge na esteira do entendimento preliminar alcançado na semana passada, que levou a que Washington pusesse fim ao cerco naval imposto em abril à costa e aos portos do Irão. Esse bloqueio tinha como meta asfixiar a economia da República Islâmica, altamente dependente dos hidrocarbonetos. Devido às restrições norte-americanas, o volume de exportações petrolíferas do Irão tinha colapsado de uma média habitual superior a 1,5 milhões de barris diários para apenas 260 mil barris em maio.

Apesar do tom de conciliação, o negociador-chefe do regime de Teerão, Mohammad Bagher Ghalibaf, advertiu que o Estreito de Ormuz não voltará ao status quo anterior à escalada militar com os Estados Unidos e Israel. O responsável garantiu que, embora as diretrizes do direito internacional venham a ser escrupulosamente cumpridas, a tutela e a gestão quotidiana daquela vital rota marítima continuarão sob o controlo soberano do Irão.

Comentários