Bruxelas, 22 jun 2026 (Lusa) – A líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou hoje publicamente a sua gratidão ao primeiro-ministro britânico cessante, Keir Starmer, sublinhando o papel crucial que desempenhou na salvaguarda da segurança da Europa e no apoio à Ucrânia ao longo do seu mandato de dois anos.
Através de uma publicação partilhada na rede social X, Von der Leyen dirigiu-se diretamente ao governante britânico, afirmando que a estabilidade do continente europeu e do território ucraniano se encontram mais consolidadas devido à sua intervenção. Na mesma mensagem de despedida, a responsável europeia teceu rasgados elogios ao percurso de Starmer, notando que muitos dirigentes políticos necessitam de vários anos para atingir a craveira de estadista que o chefe de Governo britânico demonstrou em apenas dois anos.
Estas reações surgiram na sequência do anúncio oficial feito hoje por Keir Starmer, que confirmou a sua intenção de abandonar a liderança do Partido Trabalhista. Esta decisão dá o tiro de partida para a escolha do seu sucessor no comando do Executivo do Reino Unido, precisamente dois anos depois de ter vencido as eleições legislativas com uma sólida maioria absoluta.