Luís Neves diz que salários baixos na PSP são “inaceitáveis”
Publicado em 21/02/2026 18:48 • Atualizado 21/02/2026 18:57
Nacional
FESTIVAL

O novo ministro da Ministério da Administração Interna afirmou hoje que não é aceitável que os agentes da Polícia de Segurança Pública continuem a receber salários baixos, sobretudo quando são deslocados do interior do país para grandes centros urbanos, onde grande parte do vencimento fica absorvido pelas rendas de casa.

Luís Neves, até agora diretor da Polícia Judiciária e recentemente nomeado para a pasta da Administração Interna, fez estas declarações numa entrevista gravada para o podcast “Direito à Justiça”, em colaboração com a Ordem dos Advogados, cujo primeiro episódio será divulgado em março.

Neves disse que “não é possível continuar a ter salários tão baixos”, defendendo que a carreira policial tem de ser mais atrativa e melhor remunerada para evitar a perda de bons profissionais e problemas na moral e autoestima de quem serve nas forças de segurança.

O futuro ministro considerou que esta situação pode dificultar o recrutamento e a fixação de pessoal qualificado na PSP, algo que, segundo ele, é essencial para o bom funcionamento do serviço policial e o combate eficaz à criminalidade.

Luís Neves substitui no Governo Maria Lúcia Amaral na liderança do Ministério da Administração Interna, após a demissão desta última na sequência dos recentes fenómenos de mau tempo que afetaram o país.

Se quiser, posso acrescentar comentários de outras forças políticas sobre estas declarações.

Fonte e Foto:Lusa Filipe Amorim

Comentários