O concelho de Penafiel vai acolher, no próximo dia 24 de fevereiro, a apresentação oficial da iniciativa “Gulbenkian Aprender”, um programa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian que prevê um investimento de 3,4 milhões de euros para apoiar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na região do Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
A apresentação decorrerá às 18h30, no Ponto C – Cultura e Criatividade, e contará com a presença de responsáveis institucionais, representantes do Governo e parceiros regionais.
O programa irá acompanhar estudantes do 5.º ao 12.º ano de escolaridade de 38 agrupamentos escolares dos 11 municípios da região, através de um conjunto de medidas integradas que incluem apoio educativo, mentoria, experiências socioeducativas, apoio às famílias e capacitação parental, com o objetivo de promover o sucesso escolar e a igualdade de oportunidades.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, a realização da sessão no concelho simboliza a aposta na cooperação entre instituições para garantir melhores condições de aprendizagem e mais oportunidades para as crianças e jovens da região.