Técnicos Auxiliares de Saúde da ULS Santa Maria anunciam greve de 24 horas a 19 de março
Profissionais contestam falta de avaliação de desempenho e sentem-se desvalorizados após integração em nova carreira
Publicado em 18/02/2026 13:50 • Atualizado 18/02/2026 13:50
Nacional
Lisboa

Os Técnicos Auxiliares de Saúde (TAS) da ULS Santa Maria vão realizar uma greve de 24 horas no dia 19 de março, anunciou hoje o sindicato após um plenário de trabalhadores.

A paralisação está marcada para decorrer entre as 08:00 e as 24:00 e surge como protesto contra a falta de respostas da administração relativamente à avaliação de desempenho dos profissionais, que consideram essencial mesmo após a transição para uma nova carreira.

Segundo Ana Amaral, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, os TAS sentem-se “desvalorizados nas suas funções e no salário”, que se aproxima do salário mínimo nacional, e criticam a postura da ULS, que, na sua opinião, não mostrou vontade em encontrar solução para a questão.

O sindicato destacou que situações semelhantes já foram resolvidas em outras unidades de saúde, como no IPO de Lisboa e noutras ULS, mas não houve progressos no caso de Santa Maria, que abrange cerca de 1.350 trabalhadores.

A greve foca-se na exigência de que o processo de avaliação — incluindo o biénio 2023/2024, 2025 e definição de objetivos para 2026 — seja clarificado e aplicado de forma justa, evitando a aplicação automática do SIADAP, o sistema geral de avaliação da função pública que os profissionais contestam.

Até ao momento, a administração da ULS Santa Maria não comentou publicamente o anúncio da paralisação. 

Fonte:Lusa / Foto:Arquivo

Comentários