O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sugeriu este sábado, durante uma visita a Alcácer do Sal, que Portugal deve iniciar a discussão sobre a criação de um fundo permanente de calamidade. A proposta surge no contexto das consequências das fortes cheias que afetaram várias regiões do país nas últimas semanas.
Marcelo explicou aos jornalistas que, face ao agravamento e à frequência crescente de fenómenos extremos, é importante pensar em mecanismos financeiros estruturais que permitam apoiar de forma mais eficaz a recuperação de territórios, famílias e empresas afetadas.
O chefe de Estado sublinhou que instrumentos como o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) ou fundos temporários não podem ser soluções permanentes, lembrando que outras nações europeias já dispõem deste tipo de fundo para responder a grandes catástrofes naturais.
A discussão sobre esta proposta acontece num momento em que várias zonas do país ainda sentem os efeitos do mau tempo e em que se discute também o alcance dos apoios que o Governo tem previsto para as áreas em calamidade.
Fonte:Lusa / Foto:Wikipedia