José Cabeça termina 10 km de esqui de fundo em 99.º lugar nos Jogos de Milão-Cortina
Queda no início da prova condicionou desempenho do atleta português, enquanto norueguês Johannes Klaebo vence e iguala recorde de medalhas de ouro olímpicas
Publicado em 13/02/2026 16:35 • Atualizado 13/02/2026 16:35
Desporto
FESTIVAL

O esquiador português José Cabeça terminou esta sexta-feira na 99.ª posição a prova de 10 quilómetros estilo livre de esqui de fundo nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A competição foi dominada pelo norueguês Johannes Klaebo, que conquistou a medalha de ouro com o tempo de 20.36,2 minutos, igualando o recorde de oito medalhas de ouro olímpicas no evento.

José Cabeça completou a distância em 27.00,8 minutos, mais de seis minutos acima do vencedor, após ter sofrido uma queda na primeira curva da prova, que o deixou cerca de 20 a 30 segundos incapaz de respirar corretamente. “Fui catapultado com o peito para a parte dura da pista. Depois da queda tentei dar o máximo para recuperar”, explicou o atleta, citado pelo Comité Olímpico de Portugal.

Klaebo bateu por 4,9 segundos o francês Mathis Desloges, que ficou com a prata, e por 14 segundos o compatriota Einar Hedegart, que arrecadou o bronze. O norueguês alcançou assim o terceiro título em Milão-Cortina 2026 e ainda terá mais três oportunidades para se destacar neste ranking histórico de medalhas de ouro em Jogos de Inverno.

Fonte:CNN Portugal / Foto:Alex Slitz

Comentários