A 7.ª edição do projeto (D) de Eficiência, sob o lema “Do (d)izer ao (d)ecidir: Eficiência em Ação”, reuniu esta semana mais de 50 empresas na Associação Empresarial de Portugal para debater e promover a inclusão laboral de pessoas com deficiência e diversidade funcional.
Na abertura do evento, a vereadora do Talento e Conhecimento, Matilde Rocha, sublinhou a importância de garantir a inclusão plena no mercado de trabalho, afirmando que o Porto assume um compromisso claro com a dignidade e os direitos de todas as pessoas.
“A verdadeira inclusão não acontece apenas com boas intenções”, destacou Matilde Rocha, salientando que a participação de diferentes empresas e a partilha de conhecimentos são essenciais para construir um futuro laboral mais sustentável e equitativo.
O evento incluiu dinâmicas de grupo, reflexão sobre conceitos universais de diversidade e análise de dados relevantes. Segundo o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, a taxa de desemprego de longa duração entre portugueses com deficiência é 54,3% superior à média nacional, evidenciando a necessidade de medidas concretas para promover a integração destes profissionais.
Desde a criação do projeto em 2019, fruto da colaboração de sete organizações do Porto, o (D) de Eficiência permitiu que 51 pessoas com deficiência ou incapacidade fossem incluídas no mercado de trabalho, alcançando uma taxa de concretização de 44%.
O projeto visa valorizar competências, estimular a empregabilidade e criar condições mais favoráveis à inclusão laboral, aproximando intenção e prática no compromisso das empresas com a diversidade, equidade e inclusão.
Foto:Marco Domingues