O barco que se afundou no passado sábado no rio Douro, junto à ponte do Freixo, no Porto, foi localizado esta segunda-feira à tarde na praia do Pinhal dos Elétricos, em Vila do Conde, confirmou a Capitania do Douro.
Segundo o comandante-adjunto, Pedro Cervaens, a embarcação foi encontrada por volta das 15h00, mas o quarto dia de buscas terminou novamente sem que fosse localizado o corpo do homem que continua desaparecido.
A análise ao estado do barco revelou que os flutuadores da proa estavam significativamente mais vazios do que os da parte traseira, o que pode indicar uma entrada de água nessa zona como possível causa do naufrágio.
A recuperação da embarcação permitiu ainda esclarecer que tinha menos de 12 metros de comprimento, o que constitui uma infração. No momento do acidente, estava em vigor um alerta laranja devido ao risco de cheias, situação que proíbe a navegação de embarcações com esse tamanho.
Recorde-se que, no sábado, a Autoridade Marítima confirmou que um dos ocupantes, com cerca de 40 anos, conseguiu nadar até à margem e não sofreu ferimentos. O segundo tripulante permanece desaparecido.
Fonte:JN / Foto:DR