Hoje, dia 1 de fevereiro, decorreu na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a primeira reunião extraordinária de 2026 da Comissão Nacional de Proteção Civil, presidida pela Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral. A reunião decidiu, por unanimidade, ativar o Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil (PNEPC).
A decisão surge face ao agravamento do risco para pessoas e bens nos próximos dias, devido à previsão de chuvas intensas e ao potencial de cheias e inundações, que se somam aos efeitos da recente depressão Kristin.
Com a ativação do plano, são reforçados os mecanismos de coordenação nacional e o fluxo de informação entre todas as entidades governamentais e de proteção civil. O objetivo é garantir uma resposta rápida, articulada e eficaz à situação de risco.
O PNEPC será implementado de forma gradual e adaptável, ajustando-se à evolução dos acontecimentos. Na reunião participaram responsáveis de todas as entidades do Sistema Nacional de Proteção Civil, que analisaram a situação meteorológica e projetaram os possíveis impactos nos próximos dias.