Geradores Chegam de Espanha para apoiar aldeias de Leiria
Publicado em 01/02/2026 16:10 • Atualizado 01/02/2026 16:14
Nacional
FESTIVAL

A forte passagem da depressão Kristin por Portugal provocou uma elevada procura por geradores elétricos no distrito de Leiria, uma das regiões mais afetadas pelo mau tempo. Em Bajouca, a cerca de 20 quilómetros da cidade de Leiria, dezenas de pessoas formaram filas à porta de uma empresa local à espera de um carregamento vindo de Espanha.

O camião trouxe 170 geradores, que rapidamente foram reservados ou vendidos, numa tentativa de responder às falhas prolongadas no fornecimento de eletricidade em várias aldeias. A elevada procura obrigou à organização da fila para aluguer dos equipamentos.

A depressão Kristin entrou em território continental na passada quarta-feira, deixando um rasto de destruição com quedas de árvores e estruturas, estradas cortadas, perturbações nos transportes — sobretudo ferroviários —, encerramento de escolas e falhas nos serviços de eletricidade, água e comunicações.

Segundo a E-REDES, cerca de 167 mil clientes continuam sem eletricidade em todo o país, sendo 49.900 no concelho de Leiria. Além de Leiria, os distritos de Coimbra e Santarém registam também danos significativos.

Fonte:Sic Noticias /Foto:Sc Noticias

Comentários