Os autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) concordaram esta sexta-feira em atuar de forma coordenada para fortalecer o impacto das decisões nacionais no território, sobretudo no âmbito do processo de descentralização. A deliberação foi anunciada pelo presidente da AMP, Pedro Duarte, no final da reunião do Conselho Metropolitano.
Segundo Pedro Duarte, os municípios refletiram sobre a descentralização em áreas como educação, saúde, coesão social e mobilidade urbana, e reforçaram a necessidade de consolidar posições comuns para influenciar políticas nacionais de forma efetiva. “Houve um consenso de consensualizar posições sobre descentralização, financiamento, matérias setoriais e organização do sistema de transportes públicos. O objetivo é termos uma voz que influencie decisões nacionais”, afirmou.
O Conselho Metropolitano aprovou também, por unanimidade, um voto de solidariedade às vítimas do mau tempo e aos municípios afetados pela depressão Kristin, que recentemente provocou estragos em várias regiões do país. “A reunião foi influenciada pela situação que o país está a viver. Aprovámos um voto de solidariedade com as vítimas, familiares e colegas autarcas que enfrentam momentos desafiantes”, disse Pedro Duarte.
A AMP reforça, assim, o compromisso com uma ação conjunta entre municípios, visando não só a resposta a situações de emergência, mas também a promoção de políticas estruturantes para o território, reforçando a presença e relevância do Porto no contexto nacional.
Fonte da notícia: Câmara Municipal do Porto
Fonte da imagem: Andreia Merca