Vários distritos de Portugal continental continuam esta sexta-feira e sábado sob avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à passagem da depressão Ingrid, que está a provocar chuva forte, vento intenso, queda de neve e forte agitação marítima.
Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga encontram-se sob aviso laranja até às 21h desta sexta-feira, passando depois a aviso vermelho até às 03h de sábado, por causa da ondulação marítima. Estão previstas ondas de oeste/noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir uma altura máxima de 14 a 15 metros.
Também Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra estão sob aviso laranja devido à agitação marítima forte, situação que se deverá manter até às 15h de sábado, altura em que passa a aviso amarelo.
O vento forte levou ainda à emissão de avisos amarelos em vários distritos, com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros por hora, sobretudo nas terras altas. A chuva persistente e por vezes intensa afeta igualmente várias regiões, em especial as zonas montanhosas do Norte e Centro.
Está igualmente previsto aviso amarelo para a queda de neve acima dos 1000 a 1200 metros de altitude em distritos do Norte e Centro, podendo estender-se até à manhã de sábado.
Na Madeira, a costa norte da ilha e o Porto Santo estão também sob aviso amarelo devido à agitação marítima.
O IPMA recorda que o aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo, o laranja indica risco moderado a elevado e o amarelo representa risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.
Fonte:IPMA / Foto:Dr