Uma equipa do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto partiu na manhã desta quinta-feira para a região de Leiria, integrando o primeiro contingente de apoio ativado pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, que envolve os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho e Gondomar.
O destacamento é composto por cinco operacionais, apoiados por uma viatura multitarefa, e tem como principal missão colaborar nos trabalhos de desobstrução de vias, limpeza de espaços afetados e outras ações de apoio às entidades locais, no âmbito da resposta às consequências do mau tempo.
Entretanto, no concelho do Porto, as condições meteorológicas adversas registadas nos últimos dias provocaram cerca de 140 ocorrências nas últimas 72 horas, todas elas sem gravidade relevante, segundo informações municipais.
A autarquia destaca que a antecipação de avisos à população, a prontidão dos meios de socorro e a adoção de comportamentos de autoproteção por parte dos cidadãos têm sido determinantes para reforçar a resiliência da cidade perante situações de risco.
A Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro da Proteção Civil, garante que continuará a monitorizar de forma permanente a evolução das condições meteorológicas e hidrológicas, implementando as medidas necessárias e comunicando atempadamente todos os avisos relevantes à população.
Fonte:Câmara Municipal do Porto / Foto:RSBPorto