Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo no Porto
Avisos de chuva forte, vento intenso e agitação marítima extrema colocam concelho em alerta até domingo
Publicado em 29/01/2026 17:04
Nacional
FESTIVAL

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto informa que as previsões meteorológicas indicam um novo agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sexta-feira, 30 de janeiro, com impactos significativos no concelho. Estão previstos períodos de chuva persistente e localmente intensa, vento forte e agitação marítima elevada, podendo ocorrer situações de risco junto à orla costeira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto estará sob aviso amarelo para precipitação entre as 9h00 e as 15h00 de sexta-feira, enquanto o aviso de vento amarelo vigorará entre as 12h00 e as 21h00, com rajadas que podem atingir os 75 km/h.

A situação mais crítica ocorre em termos de agitação marítima, com avisos amarelo, laranja e vermelho ativos entre hoje e domingo, sendo o período mais perigoso entre as 21h00 do dia 30 e as 3h00 do dia 31 de janeiro, com ondas previstas de 7 a 8 metros e alturas máximas de 14 a 15 metros, aumentando o risco de galgamentos costeiros, sobretudo durante a preia-mar.

Como medidas preventivas, a Proteção Civil Municipal determinou:

  • Encerramento da circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, junto à barra do Douro, até pelo menos 21h00 de sábado;

  • Acesso condicionado ou fechado a praias entre Av. Dom Carlos I, Rua Coronel Raúl Peres, Av. do Brasil, Av. de Montevideu e Forte de São Francisco Xavier;

  • Possíveis desvios e cortes temporários em ruas como Rua Coronel Raúl Peres, Av. do Brasil e Av. de Montevideu;

  • Restrição de atividades marítimas e pesca desportiva, bem como circulação junto ao mar.

A população é aconselhada a adotar comportamentos de autoproteção, como condução defensiva, evitar atravessar zonas inundadas, manter distância de árvores e desobstruir sistemas de escoamento de águas pluviais. É também recomendada atenção às informações do IPMA, Proteção Civil e Forças de Segurança.

O aviso mantém-se com base no Aviso n.º 07/2026 e no Comunicado Hidrológico n.º 4/2026 do Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro (CPPC-D), que alerta para a possibilidade de ocorrência de cheias em zonas historicamente vulneráveis, podendo agravar-se entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro.

Em caso de emergência, deve-se contactar o 112 ou o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto pelo número 225 073 700.

Fonte:Câmara Municipal do Porto / Foto: João Pedro Rocha


 

 

Comentários