MENU
João Ferreira conquista lugares cimeiros e portugueses brilham no Dakar 2026
Pilotos lusos dominam categorias SSV, Challenger e Motos, mostrando força e resistência no rali mais duro do mundo
Publicado em 12/01/2026 18:16
Desporto
FESTIVAL

O Rali Dakar 2026 continua a revelar talentos portugueses nas suas etapas mais exigentes. João Ferreira (Toyota) destacou-se na oitava etapa, terminando em 17.º lugar, o que lhe permitiu ascender ao décimo posto da classificação geral dos automóveis. Apesar de não repetir o segundo lugar da etapa anterior, o piloto português mantém-se entre os melhores da competição, a apenas alguns minutos do líder sul-africano Saood Variawa.

Nos SSV, João Monteiro (Can-Am) brilhou ao subir ao segundo lugar da sua categoria, apenas atrás do norte-americano Brock Heger, com uma diferença de 47 minutos. Infelizmente, Gonçalo Guerreiro (Polaris), que ocupava a quinta posição, foi forçado a abandonar a prova devido a um acidente que poderá ter resultado numa fratura num braço.

Na categoria Challenger, Rui Carneiro (MMP) e Pedro Gonçalves (BBR) estão entre os dez primeiros da classificação geral, em nono e décimo lugares, respectivamente, enquanto o espanhol Pau Navarro lidera a prova.

Em motos, Martim Ventura (Honda) continua a impressionar, subindo do 17.º para o 14.º lugar da geral, apesar de ter terminado a etapa em décimo, a 19 minutos do vencedor Kevin Benavides. Bruno Santos, por sua vez, ficou em 20.º na etapa e ocupa agora o 18.º lugar da classificação geral.

 

O Dakar 2026 prossegue nesta terça-feira com a nona etapa, que marca o início da segunda maratona, entre Wadi Ad-Dawasir e Bisha, com 418 quilómetros cronometrados. Os pilotos portugueses continuam a mostrar que têm coragem e ritmo para lutar entre os melhores do mundo.

FontecnnportugalFoto: A.S.O. / DPPI

Comentários