MENU
Fugiu da Bélgica, perseguia a ex-mulher e agrediu o irmão: detido em Portugal com mandado europeu em aberto
Ex-emigrante na Bélgica era procurado por mandado europeu, foi detido pela GNR após agressões ao irmão no Bombarral — mas juiz de Coimbra devolveu-o à rua com medidas de coação
Publicado em 10/01/2026 15:25 • Atualizado 10/01/2026 15:26
Justiça
FESTIVAL

Um homem português de 50 anos, antigo emigrante na Bélgica, foi detido pela GNR no Bombarral após suspeitas de violência doméstica contra o irmão e acabou por ser restituído à liberdade pelo Tribunal de Coimbra, apesar de existir um mandado de detenção europeu em seu nome.

O indivíduo regressou a Portugal depois de ter sido acusado de perseguir a ex-companheira na Bélgica, na sequência do fim da relação. De acordo com informações apuradas, terá protagonizado vários episódios de perseguição com o objetivo de forçar a mulher a reatar o relacionamento, motivando uma queixa às autoridades belgas no ano passado. Antes de ser detido naquele país, fugiu para Portugal e passou a viver na casa da família, no concelho do Bombarral.

A convivência com o irmão rapidamente se tornou explosiva. Em novembro, este apresentou queixa por violência doméstica, relatando intimidação, maus-tratos psicológicos e agressões físicas. A GNR confirmou também comportamentos reiterados de controlo. A vítima foi retirada de casa e institucionalizada em dezembro, por questões de segurança.

Durante a investigação, os militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Leiria descobriram que sobre o agressor recaía um mandado de detenção europeu emitido pela Bélgica. O homem foi detido na passada quarta-feira e presente a primeiro interrogatório no Tribunal de Coimbra no dia seguinte.

Apesar do histórico e das suspeitas, o juiz decidiu restituí-lo à liberdade, impondo-lhe medidas de coação: proibição de se ausentar do país e apresentações bissemanais no posto policial da área de residência.

FonteJNfotognrarquivo

Comentários